22 de junho de 2012

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM HOSPITAIS NO III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA

No III CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA E LITERATURA - PUCRS - 8 a 11 DE MAIOno Simpósio 10: A contação de histórias como performance, foi apresentado o trabalho CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM HOSPITAIS pela profª Ms. Denise Dias de Carvalho Sousa (UNEB): 








 Participou também desse Simpósio o contador de histórias Francisco Gregório Filho (PUC - Rio / Cátedra UNESCO de Leitura):






Segue abaixo o resumo da comunicação, a qual será publicada nos Anais do III CILLIJ:



Contação de Histórias em Hospitais


                             Denise Dias de Carvalho Sousa (Doutoranda em Letras – PUC/RS-UNEB )


Resumo: Este trabalho versa sobre o projeto de extensão Contação de Histórias em Hospitais, aplicado na cidade de Jacobina - Ba, pelos discentes do Curso de Letras Vernáculas, Letras com Inglês e Educação Física, do Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), sob a coordenação da Profª. Denise Dias de Carvalho Sousa. Além de propiciar o desenvolvimento de atividades literárias e cênicas, em especial conhecimento e/ou aprimoramento das técnicas de contar histórias, formando um grupo de contadores, o supracitado projeto surge como alternativa ao triste ambiente hospitalar em que se encontram os pacientes - sofrimento, solidão e impossibilidade de frequentar lugares de acesso à cultura e à leitura -, fazendo jus à crença de que a universidade deve atuar com fins sociais, em espaços não formais. As abordagens metodológicas privilegiaram a articulação teoria e prática, através de procedimentos interativos que possibilitaram (re) construções pelos participantes durante a aplicação da proposta. O aporte teórico pautou-se nos estudos de Gregório Filho (2002), Sisto (2005), Coelho (2006) e Bakthin (1999). Uma história bem contada deixa marcas profundas em quem a conta e a escuta, mudando seu estado de espírito e vida.

Palavras-chave: leitura; história; contação de histórias; hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões para o Projeto Contação de Histórias em Hospitais de Jacobina.

Obs: Para postar seu comentário selecione o perfil Contas do Google