21 de outubro de 2010

O porquê do Projeto


Todo leitor tem suas histórias de leitura. Histórias essas que não devem ser silenciadas, mas sim contadas para que o sujeito possa compreender de que maneira está construindo sentidos para o que lê. As histórias que escutamos na infância, por exemplo, vão se transformando em pequenos acervos que contribuem para o exercício da crítica acerca do que vivenciamos. Segundo Gregório Filho (2002, p. 136), “a leitura e o ouvir histórias podem ser fortes componentes para formar o sentido da responsabilidade social de cada um de nós”.
E acreditando que estar internado em um ambiente hospitalar é difícil para qualquer paciente: sentimento de baixa autoestima, impossibilidade de ver os familiares constantemente e de frequentar ambientes de acesso à cultura e à leitura, um direito fundamental, e que uma história bem contada deixa marcas profundas em quem a ouve, mudando seu estado de espírito e vida, apresenta-se o projeto de extensão Contação de Histórias em Hospitais. Além de propiciar o desenvolvimento de atividades literárias e cênicas, em especial conhecimento e/ou aprimoramento das técnicas de contar histórias, aos discentes do Curso de Letras, Letras com Inglês e Educação Física da UNEB - Universidade do Estado da Bahia -, Campus IV, o supracitado projeto faz-se necessário como alternativa ao triste ambiente hospitalar em que se encontram os pacientes, fazendo jus à crença de que a universidade deve atuar com fins sociais, em espaços não-formais.
Sendo assim, o objetivo principal do referido projeto é trazer entretenimento, cultura e informação, bem como minimizar as dificuldades do período de internação nos hospitais, possibilitando momentos de imaginação, criação e descontração. Levar leitura aos pacientes é possibilitar o exercício de sua cidadania, já tão comprometida por suas condições físicas e psicológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e sugestões para o Projeto Contação de Histórias em Hospitais de Jacobina.

Obs: Para postar seu comentário selecione o perfil Contas do Google