27 de outubro de 2010

Eu adoro Contação de Histórias...

Olá galera passado pra deixar o link da comunidade Eu adoro contação de histórias criada pela profª Denise (coordenadora do Projeto Contação de Histórias em Hospitais de Jacobina).

Entrem e interajam ainda mais como projeto.

Abraços, SHALOM!

21 de outubro de 2010

As Inscrições

Os alunos e/ou ex-alunos da UNEB campus IV que desejam participar do Projeto Contação de Histórias em Hospitais de Jacobina devem comparecer ao NUEC (salinha de Inglês), 1º piso do campus, entre os dias 03 e 05 de novembro de 2010 e procurar Jackeline ou Geise (4º semestre de Inglês) nos respectivos horários: 

Manhã: 8:30 a 10:30
  Tarde: 14:00 as 17:00


O projeto é coordenado pela Profª Ms. Denise Dias de Carvalho Sousa e oferece inicialmente 20 vagas para alunos do campus, 10 para ex-alunos e 15 vagas reservas.

O porquê do Projeto


Todo leitor tem suas histórias de leitura. Histórias essas que não devem ser silenciadas, mas sim contadas para que o sujeito possa compreender de que maneira está construindo sentidos para o que lê. As histórias que escutamos na infância, por exemplo, vão se transformando em pequenos acervos que contribuem para o exercício da crítica acerca do que vivenciamos. Segundo Gregório Filho (2002, p. 136), “a leitura e o ouvir histórias podem ser fortes componentes para formar o sentido da responsabilidade social de cada um de nós”.
E acreditando que estar internado em um ambiente hospitalar é difícil para qualquer paciente: sentimento de baixa autoestima, impossibilidade de ver os familiares constantemente e de frequentar ambientes de acesso à cultura e à leitura, um direito fundamental, e que uma história bem contada deixa marcas profundas em quem a ouve, mudando seu estado de espírito e vida, apresenta-se o projeto de extensão Contação de Histórias em Hospitais. Além de propiciar o desenvolvimento de atividades literárias e cênicas, em especial conhecimento e/ou aprimoramento das técnicas de contar histórias, aos discentes do Curso de Letras, Letras com Inglês e Educação Física da UNEB - Universidade do Estado da Bahia -, Campus IV, o supracitado projeto faz-se necessário como alternativa ao triste ambiente hospitalar em que se encontram os pacientes, fazendo jus à crença de que a universidade deve atuar com fins sociais, em espaços não-formais.
Sendo assim, o objetivo principal do referido projeto é trazer entretenimento, cultura e informação, bem como minimizar as dificuldades do período de internação nos hospitais, possibilitando momentos de imaginação, criação e descontração. Levar leitura aos pacientes é possibilitar o exercício de sua cidadania, já tão comprometida por suas condições físicas e psicológicas.